sábado, 4 de fevereiro de 2012

Intolerância ou Ignorância? Os dois?!


O Estado Brasileiro, através da sua Constituição, estabelecida em 1988, é um país no qual todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção entre raça, religião e classes. Esta previsão constitucional (art. 5 CF/88) é uma garantia fundamental que na teoria é respeitada, porém, na prática o cenário é diferente.

É neste liame, que desenvolvo acreditando que o Brasil é um país laico, ou seja, não há uma religião oficial predominante, sendo neutro e imparcial no que diz respeito ao culto religioso.

Porém, o povo brasileiro tem intrínsecas as suas opiniões e atitudes, a errônea idéia de transmitir o seu culto religioso a outros, fazendo com que acreditem que a sua cultura é a correta para o Estado e para a sociedade. Não podemos nos esquecer, que todo ato feito pelo ser humano é passível de erro, assim como, já foi escandalizado na mídia que algumas pessoas utilizam da fé do seu legado para lavagem de dinheiro, abusos e fraudes.

Contudo, apesar desse crescimento abrangente das religiões, nota-se uma evolução no que tange ao PRECONCEITO, assunto que deve ser tratado com máximo cuidado, pois fere e rasga o sentimento, a expectativa e porque não dizer a VIDA de qualquer um.

Em redes sociais, é visto disseminado como um vírus contagioso, uma avalanche de correntes, frases e imagens preconceituosas, contra a COR, CLASSE SOCIAL, RELIGIÃO e OPÇÃO SEXUAL. Estes usuários que promovem este tipo de ofensa deveriam sentir o peso, a dor de uma discriminação, a dor de passar por um PRÉ-CONCEITO, talvez assim, cada um passasse a ter uma consciência cultura, social e política e experimentar um pouco, da IGUALDADE, que todos deveriam ter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário