sábado, 4 de fevereiro de 2012

O racismo está sacramentado na sociedade

ATENÇÃO TEXTO INFORMAL.

Todo mundo está ciente do que anda acontecendo pelo estado da Bahia. A PM está em greve, a cidade encontra-se um caos, os arruaceiros aproveitam a oportunidade para realizar arrastões, acerto de contas, guerras relacionadas ao tráfico, etc. Além desse fato que vem revoltando toda a população Baiana, o preconceito não escapa nem por um dia, encontra-se presente nas redes sociais, escolas, shoppings, em qualquer lugar, passando a ser uma situação insuportável e degradante

Ontem à noite, estava eu perambulando pelas redes sociais, tal qual me deparo com uma nova música de pagode que acaba de ser lançada sobre os arrastões que vem acontecendo diariamente por todo o estado da Bahia. Arrastões, não são engraçados, mais esse é um modo que eles arrumaram para descontrair. Eu particularmente detesto pagode, porém cada um tem seu gênero musical favorito. Contudo, venho notando, que a cada dia, a repulsa do ser humano se mostra mais aparente.

Em um desses comentários sobre esta música de pagode, eu achei um que me chamou bastante atenção, até porque trata-se de um dos assuntos que trabalhei em sala de aula, no semestre passado.

“Tem dois ladrões atrás de você brother...” (Desconhecido)

É um comentário racista, idiota, medíocre, mais que não é só uma única pessoa que pensa. Grande parte da sociedade tem a mesma visão sobre o assunto.

Algumas pessoas são taxadas de criminosos pela sociedade brasileira, pois ainda existe o resquício do racismo e preconceito quanto às diferenças. A minha duvida é se para ele os rapazes do vídeo que estão atrás do cantor tem supostamente a imagem de “ladrões” pela cor da pele, ou se pela forma de se vestir. Aqui na Bahia, não sei como acontece nos outros estados, mais aqui, temos o costume de dizer que aquele que anda com bermuda cyclone e boné de aba reta, ou tenha um cabelo diferente é considerado marginal.

Um dos materiais tratados em sala de aula no semestre passado, na disciplina criminologia, foi exatamente isso, hoje em dia, não se usa mais o termo criminoso nato e sim criminalizado, pois é o que de fato acontece, a sociedade vê o individuo, analisa e simplesmente taxa a pessoa pelo meio em que vive, pela beleza, pelo aspecto físico, pela personalidade, etc.

Só gostaria de lembrar uma coisa a pessoa do comentário e a todas as outras:

Racismo é crime, e é imprescritível, ou seja, não interessa quando, onde ou como, você vai acabar pagando por um comentário idiota, por uma ação prepotente e mesquinha.

Portanto doutores evitem, pois todos nós agradeceríamos muito por um mundo mais igual.

Reflita...


Nenhum comentário:

Postar um comentário