quinta-feira, 19 de maio de 2011

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A SOCIEDADE CAPITALISTA

A educação é a base fundamental para a formação profissional e intelectual dos grupos de indivíduos que preenchem a sociedade capitalista brasileira, ela é responsável pelas mudanças às gerações que se seguem, sendo o principal método de socialização de um individuo em seu espaço social.

Atualmente nos cursos de nível superior nas universidades, vêem se exigindo uma maior qualificação educacional, onde a necessidade de informação é inevitável, pois a sociedade determina quem está apto para viver em conjunto e se adaptar ao meio em que habitam, podendo assim ingressar no mercado de trabalho de forma rápida, construindo aquilo que é considerado como o conhecimento que está fundado, o que pode ser. Apesar de efetivamente estar previsto na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, que todos possuem direito a educação, em seu art 6°, na prática, o direito não abrange a todas as classes econômicas. No sistema brasileiro de distribuição de garantias e direitos fundamentais, há falhas perceptíveis, pois nem todos possuem acesso a educação fundamental, média e/ou superior para intermediar com o aprendizado e garantir uma boa formação profissional.

Bauman analisa criticamente, em seu livro o mal estar da pós-modernidade, especificamente no texto o sonho da pureza, os “puros”, são aqueles que não contrariam a ordem de um determinado sistema, onde cada coisa se acha em seu justo lugar e em nenhum outro, a educação e conhecimento seria o ideal a ser alcançado, que com o tempo poderia ser acrescentado ou refeito, os impuros seriam a sujeira que a sociedade rejeita, ou seja, uma pessoa que não tem chance, ou acesso a um meio para a educação, é considerado sujo, impuro pela sociedade, ele traz o caos, a desordem, o individuo é nocivo, ele está fora de lugar.

Portanto, há uma predominância da maioria de indivíduos na sociedade, onde repudiam aqueles que não fazem parte do seu nível social ou não possuam um alto grau de informação, para suplantar as necessidades básicas exigidas nas instituições de ensino de nível superior, onde se faz com que o poder trazido pelo conhecimento seja irresistível.

_____________________
O Art 6° da Constituição da Republica Federativa do Brasil, você encontrará no cabeçalho desta página no atalho “Legislação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário